Blank Activity passou a usar Fragment, e agora?

Blank Activity passou a usar Fragment, e agora?

| android , mobile | Reading time 1 min

O Google mudou o template da Blank Activity sem avisar e os desenvovledores ficaram #chateados. Saiba mais aqui.

A primeira coisa que normalmente fazemos ao iniciar o desenvolvimento em uma nova tecnologia é tentar criar um projeto do tipo Hello World para gerar o código mais simples e começar a partir dele.

No Android, esta tarefa era bem simples de se fazer. Basicamente, após baixar e abrir o Eclipse ADT Android Development Tools), bastava criar um novo Android Application Project usando o template Blank Activity e seguir as instruções do wizard, ou seja, next, next e finish.

Porém, na versão 2.6.0 do Eclipse ADT, o Google alterou o template Blank Activity e ao invés de gerar um código simples, passou a gerar um código mais complexo, já fazendo uso de API's mais avançadas e difíceis de entender. Isso fez com que alguns desenvolvedores Android ficassem um pouco confusos.

Esta alteração sem aviso prévio gerou muita insatisfação por parte dos desenvolvedores pois não havia mais como criar o Hello World básico.

Ao perceber esta insatisfação, o Google lançou a versão 2.6.3 do ADT que traz um template novo chamado Empty Activity que visa atuar como era o antigo Blank Activity, gerando um código simples sem o uso de API's avançadas.

Ou seja, caso seu template Blank Activity esteja gerando um código complexo e você queira algo simples, use o template Empty Activity. Caso você não esteja visualizando este novo template, basta atualizar o Eclipse ADT.