Android Meetup, seu evento mensal sobre Android

Android Meetup, seu evento mensal sobre Android

| android , eventos , android-meetup | Reading time 2 min

Entenda como surgiu o Android Meetup, evento mensal sobre Android organizado pelo GDG-SP, e como você pode participar.

Olá pessoal!

Este será um post menos formal com o objetivo de explicar o que é o encontro Android Meetup que tem ocorrido nos últimos 6 meses.

O Android Meetup é um encontro focado no desenvolvimento com a plataforma Android. Seja de apps mobile ou usando hardware, através do Android ADK (Accessory Development Kit).

Este encontro surgiu com o grupo GDG-SP (Google Developers Group - São Paulo), que de forma voluntária organiza diversos encontros sobre tecnologias do Google. Conheci o grupo há uns 4 meses e desde então faço parte da organização do Android Meetup.

O encontro ocorre toda primeira terça-feira do mês, das 19h as 22h30 mais ou menos. O local costuma variar pois todo mês buscamos por empresas que poderiam colaborar com o evento cedendo o local. Mas sempre nos esforçamos para que ocorra em locais com fácil acesso via metrô ou trem.

O formato do encontro é bem dinâmico. No entanto, nos últimos foi feita uma sequência de apresentações com duração aproximada de 1h30. Após, uma sessão de 30min. para networking e coffee break, gentilmente cedido pelo Google. E ao final, outra sequência de apresentações e atividades.

As apresentações possuem temas bem variados. No entanto sempre existe alguma relação com Android. Normalmente são abordados assuntos como:

  • UI e UX;
  • Introdução sobre alguma API como: Mapas, Widgets, dentre outras;
  • Frameworks de apoio ao desenvolvimento;
  • Hands-on;
  • Boas práticas;
  • Arquitetura mobile;
  • Integrações com outras plataformas;
  • E muitos outros.

A criatividade é o limite!

Todos podem palestrar. Basta querer compartilhar algum conhecimento sobre Android! Para isso acesse nossa comunidade no Google+ e envie uma mensagem.

Este formato de palestras, feita pela comunidade, agrega muito conhecimento pois essas pessoas atuam de alguma forma no dia-a-dia com estas tecnologias. Logo, o conhecimento abordado vai além de conceitos teóricos e/ou didáticos.

É ainda uma excelente oportunidade para treinar habilidades de palestrar e se apresentar em público. Por ser um evento com público restrito e de proporções menores, possibilita um ambiente colaborativo e amigável, deixando o palestrante mais confortável.

Gostou de tudo que leu aqui e quer ficar informado sobre os próximos? Participe da comunidade no Google+, sempre divulgamos as informações sobre os eventos por lá.

Vejo vocês no Android Meetup!

Referências